E agora Marinheiro Popeye ?
Você que conheceu o Pier de Santa Monica, que abriga o ponto final da Rota 66, agora reivindica para sí outro fato histórico.
Existe evidência convincente de que a inspiração para os quadrinhos do Marinheiro Popeye, foi inspirado por um marinheiro da vida real que se aposentou e vivia em torno do Santa Monica Pier, na Califórnia, informou o Santa Monica Daily Press, jornal local.
O problema é que uma pequena cidade às margens do rio Mississippi, em Illinois, que é a cidade natal do criador do personagem também faz uma forte reivindicação como sendo o "berço" do Popeye.
Elzie Crisler Segar criou o "Popeye" em história em quadrinhos em 1929, juntamente com uma série de outros personagens memoráveis - Olívia Palito, Brutus e outros que gerou curtas animados, programas de televisão, um filme de Hollywood estrelado por Robin Williams e montes de memorabilia por mais de 80 anos.
O jornal relata a existência na época de um homem, marinheiro local que vivia mastigando espinafre, chamado Olaf Olsen, que passou seus últimos anos no Pier de Santa Monica.
Segar o criador do personagem, convenientemente vivia em Santa Monica na época, quando a tira de quadrinhos foi lançada.
O historiador do Pier, Jim Harris e o proprietário de restaurante Pier Greg Morena deram seu depoimento puxando a sardinha para o seu lado oeste da lenda:
"Olsen era um personagem local, um imigrante norueguês, que trabalhou lançando rede de pesca na baía de Santa Monica, alugava barcos fora da extremidade do cais, e, antes de se mudar para Santa Monica, sobreviveu a uma tempestade selvagem ao largo da costa de Oregon".
"Ele se aposentou em Santa Monica e prontamente passou a viver e circular por lá. Depois de uma carreira no mar, ele se tornou uma figura muito reconhecível e amado no cais. Ele tinha um sotaque muito grosso, mas ele gostava de contar histórias para crianças. Pelo que entendi, as crianças nunca poderiam entender as histórias por causa de seu sotaque, mas ele foi sempre tão engraçado dizendo-as, que elas simplesmente adorava estar com ele,” relata Jim Harris.
Segar o criador do personagem Popeye, alugava barcos no cais e muitas vezes se reunia com Olsen. Quando Olsen morreu em 1950, jornais da época informaram que ele foi uma inspiração para Popeye.
Agora o pessoal de Chester no estado de Illinois, não entregará de mão beijada sua parte da sardinha, pois alegam que sua cidade, as margens do rio Mississipi e ao sul de St.Louis é o berço e inspiração para a criação oficial do personagem Popeye, baseada em outra história.
Muitos acreditam que outro personagem local serviu de inspiração para a criação da lenda… Um figura chamado Frank “Rocky”Fiegel, que nasceu em 27 de janeiro de 1868 e viveu como um solteirão até a morte em 1947 e por ser uma pessoa extremamente hábil com os punhos, fumar cachimbo e ser banguela, era muito parecido com o personagem segundo fotos da época.
Bem; “A dúvida está no ar”: "Seria o Popeye um composto de ambos personagens Olsen e Fiegel”?. Será que Segar mesclou nessa pizza de idéias uma meia espinafre ao oeste e outros sabores do leste?
As pessoas criativas, muitas vezes mesclam atributos e características de várias fontes para formar um personagem memorável. Eu acho que essa disputa nunca terá um fim e portanto quem sai ganhando nessa história somos nós que podemos entre outras lendas do píer acrescentar mais essa!
Fonte: Santa Monica Daily Press